quarta-feira, 3 de agosto de 2011

GRAVIDEZ PASSO A PASSO


Os nove meses, um a um.
Gravidez - O Milagre da Renovação.

9 Meses Que Mudarão Sua Vida.

Foi o melhor e o pior dos tempos. A frase que inicia Um Conto de Duas Cidades, de Charles Dickens, dá uma boa idéia de como pode ser esse período pleno de descobertas e transformações que é a gravidez. Mas não se assuste, mamãe de primeira viagem: há muitos motivos para crer que mesmo as fases mais difíceis podem ser repletas de ensinamentos quando encaradas com naturalidade.

Todas as alterações físicas decorrentes da gravidez têm sua contrapartida no campo emocional. A princípio, pode ser difícil para a futura mamãe aceitar o aumento de peso, os seios inchados e doloridos, etc. Mas acredite não é apenas uma impressão: a grávida realmente fica mais bonita, pois a quantidade de estrogênio (hormônio que estimula a produção de características femininas) aumenta bastante, tornando sua pele macia e viçosa e seus cabelos brilhantes. Devido aos estranhos desejos, enjôos e alterações de humor (mais comuns no primeiro trimestre da gestação), ela tenderá a cuidar mais de sua saúde, procurando dietas equilibradas e nutritivas e hábitos regulares.

No relacionamento afetivo, marido e esposa costumam se tornar ainda mais íntimos, o que lhes oferecerá não poucos momentos de genuína felicidade. E isto se aplica, com certeza, também ao sexo, onde a tendência é que o casal fique mais criativo na busca de novas opções e posições mais confortáveis.

Acompanhe, mês a mês, a sua gravidez

1º mês

Embora o recomendável seja consultar o médico antes mesmo de engravidar, sabemos que nem sempre isso é possível. Assim, uma vez constatada a gravidez, a primeira coisa a fazer é iniciar o pré-natal. Na primeira consulta o médico lhe pedirá testes laboratoriais (urina, sangue, etc.) e a examinará cuidadosamente. É preciso saber se suas condições gerais de saúde são boas.

Outro elemento importante a determinar é o fator Rh. Caso o seu e o do seu marido sejam diferentes, serão necessários outros exames a fim de constatar se os anticorpos que você está produzindo estão afetando o sangue do seu bebê.

2º mês

Embora com 8 semanas de gravidez já seja possível realizar um ultra-som, ainda não se pode saber, através desse exame, o sexo do bebê. Procure, nesse período, manter um cardápio bem variado, comendo alimentos fibrosos e tomando água e sucos em abundância.

3º mês

Nessa fase, os enjôos diminuem, mas o aumento do fluxo sanguíneo pode fazer com que as veias das pernas e do abdômen se tornem mais aparentes. Para evitar as indesejáveis varizes, use meias elásticas e não permaneça sentada durante muito tempo.

O ideal é, sempre que puder, caminhar um pouco. A realização de um novo ultra-som (entre a 10ª e a 12ª semana) é bastante recomendável, pois pode constatar (e evitar) algum problema mais sério.

4º mês

Neste mês a barriguinha começa a ficar evidente, e os enjôos e mal estares, normalmente, desaparecem por completo. Alguns problemas comuns nessa fase, tais como sangramento nasal, corrimento vaginal, ouvidos e nariz congestionados são facilmente contornados com medidas simples: jogar a cabeça para trás e pôr gelo sobre as narinas no primeiro caso; manter a região genital limpa e seca no segundo; e, finalmente, doses extras de vitamina C, no último.

5º mês

Agora, é importante moderar seu apetite: tudo que você consome deve possuir valor nutritivo. Assim, você se certifica de que os alimentos ingeridos serão proveitosos tanto para você quanto para o seu filho. Se o inchaço nos tornozelos e pés começar a incomodar, procure manter as pernas elevadas. Para enfrentar as cãibras, comuns nesse período, utilize meias elásticas e alterne caminhadas moderadas com descansos regulares.

O ultra-som morfológico, realizado na 20ª semana, mostra detalhadamente o feto, e consegue avaliar com bastante precisão seu estado clínico. E a grande novidade: o bebê já chuta!

6º mês

Mantenha uma alimentação rica em fibras. É que nesse mês costuma ocorrer a prisão de ventre (que pode causar hemorróidas). Deite-se sempre de lado e procure auxiliar a circulação sanguínea fazendo exercícios leves.

7º mês

Sua pele também merece cuidados especiais. Para evitar as estrias, tente manter o peso adequado. Pode ocorrer, neste mês, o fenômeno da transpiração excessiva, causado pelo aumento da temperatura do corpo. Para combatê-la, beba bastante líquido e banhe-se sempre que puder. É importante evitar atividades físicas que possam cansá-la. Pode ser necessário interromper a atividade sexual; contudo, isto só pode ser determinado pelo seu médico.

8º mês

Dores nas costas e dificuldades respiratórias são muito freqüentes durante o 8º mês. Para contorná-las, procure sempre, ao sentar-se, manter uma postura ereta. Qualquer esforço físico também é contra-indicado. Caso esses sintomas se intensifiquem, não hesite em procurar orientação médica.

9º mês

O último ultra-som é realizado normalmente entre a 36ª e a 39ª semana, e mapeia com precisão a saúde do seu filho. Agora, é importante acompanhar a frequência com que o bebê se contorce dentro do útero. Observe sua atividade sobretudo de manhã e à noite. O obstetra a orientará quanto ao que é considerado normal nesse item. A propósito, a orientação desse profissional é fundamental nessa reta final.

Os procedimentos rotineiros como aferir batimentos cardíacos, peso e pressão arterial do nenê, desempenham um papel importante para um parto feliz e sem traumas.

E a vida se renova...

O sentido de renovação que a gravidez implica proporciona uma excelente oportunidade de repensar valores e atitudes. Ao nível espiritual, a experiência tem algo de místico. A capacidade de gerar vida, isto é, dar ao mundo um ser único e especial, possibilita à futura mamãe a chance de reavaliar suas ligações com o divino, o que afinal, é o significado original da palavra religião (re-ligare). Sua sensibilidade se aguça ao extremo, e ela se sente ainda mais atenta ao que a rodeia, procurando acumular novos conhecimentos a fim de transmiti-los ao seu filho.

Com boas doses de otimismo e perseverança, podemos extrair de tudo que nos acontece lições de vida que, quando vistas em retrospectiva, farão com que nossos tempos, não importa quão difíceis tenham sido, sejam sempre os melhores. No relacionamento afetivo, marido e esposa costumam se tornar ainda mais íntimos. Quando assimilada com sabedoria, sem sobressaltos, toda e qualquer mudança traz conseqüências positivas.

Fonte:http://www.alobebe.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário